EVIP: A busca por equilíbrio e sabedoria nesta caminhada

Emerson Kuze
Consultor, Conselheiro e Investidor de startups

Quantas vezes você já se deparou com pessoas egocêntricas, vaidosas, que dão extrema importância a seus interesses e lutam com todas as armas pelo poder? No universo corporativo, essa combinação de sentimentos comum aos seres humanos pode ser um divisor de águas para o negócio, tanto para o bem quanto para o mal.

Uma empresa dominada pelo ego e por vaidades, tende a ter seus ambientes marcados por conflitos e discussões pouco produtivas, além de disputas por poder que ocorrem nas situações mais diversas e adversas, as quais nunca privilegiam os interesses do todo e para o bem de todos.

Para estabelecer harmonia dentro de uma equipe, é necessário buscar o equilíbrio, virar a chave: trocar o poder por responsabilidade, iniciativa e liderança positiva. Foi dessa reflexão que surgiu o termo EVIP. Ele nada mais é do que a combinação das palavras EGO e VIP, do inglês Very Important Person.

A sigla reúne as iniciais de vaidade, interesse e poder, e é uma proposta para focar em soluções que tragam melhorias para a sociedade e evolução humana – em uma humanidade atualmente caracterizada pela sede de poder.

Nesse cenário, as mídias sociais potencializaram o egocentrismo e as vaidades, elevando o culto à imagem e democratizando as situações do cotidiano, em um nível que vai muito além do que é saudável para nosso corpo, mente e alma.

Quanto menor ou mais equilibrado o EVIP, maior e mais elevado é o ser humano.

Na contramão da dificuldade em pedir perdão, da prevalência das próprias vontades, da necessidade de reconhecimento constante, da contrariedade ao ouvir críticas e da oposição constante e em sintonia com o EVIP, Jim Collins trabalha o conceito de Liderança Nível 5.

O autor norte-americano de “Empresas feitas para vencer” defende que esse é o modelo ideal de líder, alguém que atingiu o topo e concilia as habilidades dos outros quatro níveis: capacidades individuais, de equipe, de administração e de liderança. Somado a isso, tem ainda a capacidade de ser humilde. É a figura de um líder que trabalha pelo grupo, deixando de lado qualquer ambição pessoal.

Simplicidade e humildade são princípios que, adotados com perseverança, agregam e geram uma onda de positividade, agilidade, criatividade, colaboração, união e capacidade de construção ímpar. Acredito que esses princípios são as maiores armas para equilibrar o EVIP e enfrentar a complexidade do mundo.

Você pode utilizar o EVIP em tudo que você vai fazer na sua vida, basta refletir sobre isso antes de tomar decisões ou agir no seu dia-a-dia. Por exemplo, quando for contratar um novo colaborador ou fechar uma parceria, pense e analise: se o ego é muito inflado, se as vaidades estiverem à flor da pele, se os interesses não estiverem muito claros e se a prioridade for o poder, tenha muito cuidado, pois pode ser um bomba preste a explodir.

Todos nós temos ego, vaidades, interesses e a sociedade é movimentada pelo poder. Troque poder por responsabilidade e liderança positiva e construtiva, busque clareza de interesses, ego e vaidades equilibrados.

Lembre-se sempre que estamos em uma jornada constante de aprendizado e com encontros e ajustes de caminhos.